sábado, 11 de junho de 2011

Veni Creator Spiritus! - Vem, Espírito Criador!

Só podemos compreender os mistérios da vida de Cristo, o Seu amor extremo por nós, a loucura da Cruz, Sua Presença Real na Eucaristia e nos demais Sacramentos pela ação do Espírito Santo.
É Esta Pessoa da Trindade – e por ser Pessoa permite relacionar-nos com Ele - que habita o templo vivo, que somos nós! Do transbordamento do Amor da Trindade, somos nós intensamente amados por Deus e participamos de Seus mistérios.
O Espírito Santo nos revela Deus e a nós mesmos, possibilitando o nosso autoconhecimento: a ciência de nossos dons e potencialidades, assim como de nossas misérias e fraquezas e nos dá assim a sabedoria para lidar com cada situação de nossas vidas, solucionar problemas, nos relacionar com o Pai e com o Filho, orando como convém! Daí a importância de estreitarmos nossos laços com Ele, e experienciar assim o Amor do Pai e a Salvação de Cristo, os primeiros grandes frutos desta amizade com o Paráclito.
 A força operante do Espírito Santo em nós, nos dá uma vida nova, santificando nossas ações, de forma que mortos para o pecado, vivamos para Cristo e em Cristo (Rom 8,10s). É esta presença santificante do Espírito em nós, que nos recorda, completa e atualiza os ensinamentos do Divino Mestre, configurando-nos cada vez mais à Sua Pessoa. É o Espírito de Vida que revela nossa filiação divina, e nos permite assumir assim esta condição – Não mais escravos do pecado, nos percebemos filhos de Deus e como filhos, herdeiros do Céu, Paraíso que o Pai Celestial nos reserva!
Estreitemos assim nossa relação com o Espírito Santo, O tenhamos como um verdadeiro amigo, sempre fiel e presente e peçamos a Sua presença em nossas vidas com fervor, para que sejamos a cada dia mais santos e disponíveis à vontade de Deus!

Veni Creator Spiritus!   Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai 
e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, 
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, 
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, 
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer 
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!

Nenhum comentário: