domingo, 26 de junho de 2011

Amar, carregar e acolher...

“Quem ama seu pai ou sua mãe, mais do que a mim não é digno de mim (...)
Quem não carrega sua Cruz e não me segue, não é digno de mim!(...)
Quem vos acolhe, a mim acolhe!” Mt  10,37-42

AMAR, CARREGAR, ACOLHER são verbos que devem direcionar a caminhada de todo cristão.
            O caminhar com Cristo e anunciá-lo não é simplesmente dizer “Senhor, eu estou contigo” - é necessário de nós um esforço pessoal de mudança, de conversão, conformando nossa vida, à vida de Cristo. Esta vida nova que Paulo nos fala em sua carta aos Romanos “Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova!” (Rom 6,4)
            O Senhor nos diz “Quem ama seu pai, ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim”. Essa palavra pode nos parecer dura, ainda mais por se tratar de nossa família, mas se atentarmos ao que o Jesus nos diz tudo faz sentido - Ele não nos pede nada mais que o cumprimento do 1º mandamento da Lei de Deus que é: “AMAR a Deus sobre todas as coisas”. 
Jesus pede para si o amor que Deus havia pedido no Antigo Testamento - “Shemá Yisrael  – Portanto amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda tua alma e com toda a tua força” (Deut 6,4-5) – Ele quer de nós esse amor  inteiro, em plenitude!
Jesus é muito claro quando nos diz “Quem ama sua família MAIS DO QUE a mim”. Ele não nos pede que deixemos de amar os nossos familiares, mas faz-se necessário que O amemos em primeiro lugar! O amor ao outro é um transbordamento do amar a Deus sobre todas as coisas.
            O Senhor nos diz ainda “Quem não toma sua Cruz e não me segue, não é digno de mim” – Todos nós temos cruzes a carregar - faz parte da dinâmica da vida de qualquer cristão, imitar o Cristo em tudo, inclusive no carregar da Cruz.
Nos Evangelhos sinóticos, a comunidade de Lucas escreve “Quem não carrega sua cruz e não vem após mim não pode ser meu discípulo” (Lc 14,27), já Marcos nos diz: “Se alguém quiser vir a mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mc 8,34).
Os evangelistas usam os verbos “tomar, carregar”. Aí está a nossa responsabilidade para com o chamado que Deus nos faz – Tomar, CARREGAR a nossa Cruz – e não simplesmente arrastá-la – Carregar a nossa Cruz é assumi-la com responsabilidade, com empenho, com dedicação e não de qualquer jeito, ou como nos convém. 
Às vezes nossa cruz é o nosso jeito de ser, as nossas limitações, ou ainda as limitações do irmão de caminhada, que ao “bater de frente” com as nossas são conflitantes. Nossa cruz pode ser também o nosso trabalho, os nossos estudos, que talvez não fluam como gostaríamos, enfim, cada um conhece suas maiores dificuldades, daí a necessidade de nos empenharmos mais e mais, “carregando” com amor e com ardor a nossa cruz de cada dia e não apenas, “arrastando-a”.
O mais simples ato de amor com que cumprimos nossa missão é recompensado por Deus. Daí a necessidade de termos o “Amor” como regra de vida! O Amor incondicional a Deus, que transborda no relacionamento com o outro. 
            Neste mesmo amor, o Senhor nos convida ainda a ACOLHER – “Quem vos acolhe, a mim acolhe” - Em nosso despojamento, no sair de nós mesmos para ir de encontro ao outro, devemos receber e estar com nossos irmãos como se estivéssemos junto a um profeta. É nesse acolhimento simples que nos encontramos com Jesus. É por meio de gestos simples, com generosidade, com gratidão, que Deus se serve de nós para se fazer bom para com o outro.  
Ganhamos a vida, recusando o nosso egoísmo. Perdemos a vida fechada em nós mesmos e ganhamos uma vida nova, iluminada pelo Cristo, quando nos fazemos acolhedores.
            Abracemos inteiramente nossa Missão: colocando em prática os três verbos: AMAR, CARREGAR e ACOLHER - AMAR a Deus acima de tudo e amando-O sejamos capazes de assumir firmemente a missão que Ele nos confia, dispostos a CARREGAR com firmeza nossa Cruz e ACOLHER o Cristo na pessoa dos irmãos.

             Que Deus o abençoe e o fortaleça em sua caminhada!
             No Coração de Jesus,

             Seu irmão,
             Mateus Fernandes

Nenhum comentário: