sexta-feira, 12 de março de 2010

Economia e Vida


                “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”

                O tempo quaresmal ao qual somos chamados a viver pela Santa Igreja é um tempo de autêntica conversão do nosso coração, conformando-o ao Sagrado Coração de Cristo!  A partir da oração, do jejum e da esmola (obras de misericórdia) somos convidados a uma íntima união com o Senhor!
                 Temos a graça de vivenciar a cada ano uma proposta sempre atual, que nos leva a aprofundarmos nos valores do Evangelho e nos prepara para a Páscoa: Ressurreição e Vida nova em Cristo Jesus! Este ano, a partir da Campanha da Fraternidade, a Santa Igreja, através da CNBB e CONIC nos propõe o tema: “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. 

                Alguns de nós às vezes nos perguntamos – “Mas o que a Igreja tem a ver com a Economia ou ainda o que nós cristãos temos a ver com a Economia?
                Deus tem sempre um compromisso com a liberdade, Ele não quer que nenhum de seus filhos permaneçam escravizados, por isso Ele nos enviou Jesus Cristo, que em Sua presença concede a libertação de todos - Lendo o Santo Evangelho vemos quantas pessoas foram curadas e libertas da ação do inimigo, de seus complexos, de suas feridas interiores, de enfermidades, da exclusão social, da marginalização... E hoje quantos de nós não tomamos posse da liberdade que o Senhor nos deu; e por nossas  escolhas nos tornamos escravos de vícios, de más práticas e também do dinheiro, do consumismo, da avareza, tendo atitudes egoístas e que excluem as pessoas menos favorecidas... daí a motivação para a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010!
                 
               Por vezes tiramos os olhos do Senhor e assim perdemos o nosso referencial: só Deus é Absoluto, o dinheiro não!

“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. (...) Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” Mateus 6, 24.34

                Nos ocupamos por tantas vezes em vãs preocupações, cultivando temores para o dia de amanhã – o que acontecerá comigo? Com minha família? O que comerei ou então vestirei?  Terei estabilidade?
                Sejamos fiéis no hoje! “A cada dia bastam suas preocupações!”, o amanhã ainda não existe...  sejamos solidários hoje, enxerguemos Cristo no olhar de nossos irmãos necessitados hoje, e quanto ao "amanhã" confiemos no Senhor e nos lancemos em sua Divina Providência!

                  Mas e a mudança na sociedade? E a fraternidade?
                 O tempo todo, vemos lado a lado, o contraste entre o luxo e a fome, o desperdício e a miséria, o lucro e a marginalização, a sobra e a carência, a ostentação e a humilhação! 
                Na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão, nós cristãos católicos, fundamentados na fé dos apóstolos, somos chamados a construir uma nova sociedade, com uma economia a serviço da vida. Uma Economia sem fraternidade leva a opressão, favorece alguns e prejudica outros!
               
                Para que a Economia e fraternidade andem juntas na sociedade, no meio em que vivemos, a obra deve começar em nós!
                A boa vivência deste tempo da Quaresma deve exterminar em nós todo tipo de idolatria ao dinheiro, colocando-nos em plena sintonia com Aquele que é Absoluto, o Senhor nosso Deus.
                Vivamos os valores primordiais da vida: na partilha, respeito e igualdade e através dos valores cristãos, sejamos vencedores dos mecanismos de injustiças e opressão.

Comece essa mudança em você!
 Assemelhemo-nos ao Coração de Jesus...

Seu irmão,
Mateus Fernandes

Nenhum comentário: