quarta-feira, 24 de março de 2010

Assumindo bons propósitos!


O tempo quaresmal já está no fim e é hora de avaliar a nossa vida e os nossos propósitos durante este tempo que caminhamos, assim como avaliar a nossa vida frente às metas que buscamos atingir!

A cada quarta-feira de Cinzas fazemos inúmeros planos de mudança de vida, de nos dedicarmos à oração, ao jejum, à penitência, de sermos vigilantes... Mas muitas das vezes nós não conseguimos cumpri-los, porque nos deixamos levar por nosso “querer”, e aí percebemos o quão fracos de vontade nós somos!

            Freqüentemente nos vemos traçando planos: alguns organizam as atividades do dia, da semana, do mês, do ano, outros já têm a vida planejada até a aposentadoria... Sonhamos com tanta coisa, idealizamos tanto, mas na grande maioria das vezes não concretizamos estes propósitos, porque nos deixamos levar por nosso comodismo, por nossas vontades “mimadas” e não damos o passo concreto para realizar este sonho, ou seja, vivemos sem alcançar nossas metas!
Sonhar e querer algo é importante, mas isso não basta quando se trata de nossa realização. É hora de traçar metas e caminhar! Para se atingir um objetivo é necessário dar o primeiro passo, e então o segundo, o terceiro e assim sucessivamente, até se chegar ao fim, alcançando aquela meta traçada! Só cumpre uma jornada aquele que atravessa a linha de chegada!

Nos caminhos do Senhor acontece da mesma forma, se nós queremos caminhar com Ele, mas não assumimos propósitos verdadeiros e nos empenhamos em caminhar, ficamos “vagando” por aí ou então estáticos, sem chegar a lugar algum! Por vezes caminhamos com Deus, por vezes caminhamos com o mundo e acabamos entrando na onda do “deixa a vida me levar”. E assim vamos sendo conduzidos pela maré, que na grande maioria das vezes banha apenas a areia da praia, mas não nos leva para as águas mais profundas da intimidade com Deus!

Seguir ao Senhor não é fácil, Ele mesmo nos disse que teríamos de passar pela Cruz: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me!". (Mt 16,24)! Mas não tenho dúvidas que vale a pena fazer propósitos com Ele e ir adiante para cumpri-los. N’Ele repousa nossa verdadeira realização, pois "São felizes as vidas que se consumirem no serviço da Igreja", nos ensina a grande doutora Santa Teresa d'Ávila.

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra...” Col 3, 1-2


O Céu deve ser a nossa meta, o nosso ponto de chegada e para alcançá-lo temos que dar passos firmes na fé desde já! É o principal propósito que temos que assumir conosco e com Deus! Ele nos quer juntos d’Ele, basta que caminhemos no rumo certo, na certeza de que “nós estamos neste mundo, mas nós não somos daqui”, viemos do céu e para lá vamos voltar!

Caminhemos decididos...
Deus os abençõe!
Sob a intercessão de Maria e unidos ao Coração de Jesus!

Seu irmão,
Mateus Fernandes

Nenhum comentário: