sábado, 9 de janeiro de 2010

O desafio de ser Jovem!



                Olhares vazios, faces sem vida e sorrisos secos marcam o difícil e real tempo da “desesperança”, da falta de “rumo”, “de sentido para a vida” que muitos jovens têm vivido.
                A juventude busca incessantemente aquilo que a completa, que sacia a sede do seu coração (eu sei bem disso, pois também sou jovem)! E nesta busca, devemos caminhar constantemente pelas estradas deste mundo, sem nos cansar, “aspirando sempre os mais altos ideais” (Papa João Paulo II)!
                Em minha caminhada, por tantas vezes, tenho encontrado irmãos buscando a plenitude, um sentido, mas em lugares errados, alimentados pelos “dessabores” da vida, muitas vezes se desviam, se perdem e encontram-se na maioria das vezes tomados pelo vazio que o mundo pode oferecer.
                Muito se fala na busca por ser “completo”, na busca pela felicidade, pelo “Amor”. E nesta busca “desgovernada”, encontram falsos “amores” que trazem apenas dor, sofrimentos e escravidão. Um amor que não traz a liberdade, não é Amor. Escravizados pelo mundo e por si mesmos, se afundam cada vez mais - mas em seus olhos pode-se perceber um grande anseio por serem livres e seus corações clamam por Resgate e indiretamente, sem que mesmo percebam, clamam por Deus.
                Muitos ainda não encontraram o real motivo para se viver, pois não se deram a oportunidade de ter um encontro pessoal com o Autor da Vida, aquele que nos conhece desde todo o sempre, como nos diz o Senhor no Livro do Profeta Jeremias “Antes que no seio de sua mãe fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já havia te consagrado(...)”. Este é o Deus que nos ama e nos acolhe de verdade!
                Sim, parece “clichê” o que escrevo, mas é verdade, só seremos realmente felizes quando permitimos que nossa vida seja totalmente tomada pela presença de Deus, Aquele que pela morte na Cruz, nos concedeu a liberdade: a liberdade de filhos e filhas de Deus. Deus é capaz de nos devolver a nós mesmos e nos revelar quem verdadeiramente somos!
                 Nossas escolhas devem ser totalmente pautadas nessa liberdade, comprada por um alto preço - o sangue de Jesus - e que reflete a nossa força e a nossa autenticidade em ser Jovem! Feitos para o desafio, nós devemos caminhar, sempre em frente, sendo “fortes e corajosos” (Josué 1,9) como nos pede o Senhor!
                A partir deste encontro com o Deus Vivo, e conseqüentemente tomando posse de nossa liberdade, aí sim, teremos todos os motivos para celebrar o mistério da vida, o nosso mistério em ser gente. Mistério este revelado pelo modo como agimos, pensamos e somos!
                A partir do meu encontro pessoal com Deus, pude verdadeiramente me perceber Jovem, mais autêntico, o que reflete quem eu sou, de Onde eu vim e retornarei e a Quem eu pertenço e me resgatou!
                Este sou eu! Jovem! Aprendiz e em construção! Com a alegria de buscar a cada dia ser um Jovem segundo o coração de Jesus.

                Deus o abençõe!
                Santo e Abençoado 2010!
                Seu irmão,

                Mateus Fernandes

5 comentários:

Rafael disse...

É, Mateusinho, nesse post você retratou bem a "nossa" realidade. Realidade dos jovens de hoje em dia. Que bom seria se todos pudessem ler esse texto e, quem sabe assim, trilhar o caminho de Deus. Que em 2010 muitos jovens possam chegar até Jesus, descobrindo assim um novo sentido apra sua juventude. Abração. Fica com Deus!

Anônimo disse...

Parabéns meu caro irmão, pois gostei muito de seu blogger. Vale a pena trasmitir aos demais jovens o valor de ser Jovem. Não vale a pena viver cheios de dúvidas e nunca buscar soluções, ou melhor buscar experiências boas se sente vontade. Sucesso e vai em frente sem precisar de olhar para trás. Abraços e pode contar com meu apoio e orações. Ir. REGINALDO VERÍSSIMO.

Mateus Fernandes disse...

Rafa,
Amém! Que esta profecia se cumpra neste ano de graças que o Senhor reservou para nós - "Que em 2010 muitos jovens possam chegar até Jesus, descobrindo assim um novo sentido para sua juventude."
Deus te abençõe irmão!

Reginaldo,
Obrigado pela presença, apoio e orações! Com certeza me motiva mto a ir adiante! Q Deus abençõe sua vocação! Rezo por vc! Abraços!

Aline Fernandes disse...

Nossa Mateus...gostei mto de ler isso...Parabéns!!! Espero q mtos possam ler suas palavras e retirar delas algo de bom assim como eu...
Tudo de bom...saudades!!!
Bjo

Mateus Fernandes disse...

Oi Aline!
Que alegria vc ter passado por aqui também! Que bom que gostou! Volte sempre! Saudades!
Fique com Deus!
Bjoo