terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Abraçar o novo que Deus pode sempre nos dar


“Ano Novo, vida nova!“ – É o que sempre declaramos ao “virarmos a folhinha” do nosso calendário e inaugurarmos um novo tempo em nossas vidas!

É preciso que nos conscientizemos que esta vida nova, este novo de Deus que esperamos não nos vem de mãos beijadas, simplesmente “caindo do céu”. Declarar “vida nova” sem nos esforçarmos para viver diferente, de nada vale. Se assim fazemos, caímos na mesma atitude daqueles que “pularam as sete ondinhas no mar”, “que saltaram com o pé direito à meia noite”, que “lançaram flores às águas” ou ainda que fizeram qualquer outra simpatia julgando que atrairá boa sorte, dinheiro, amor...

O verdadeiro “novo de Deus” em nossas vidas exige de nós três atitudes: joelhos dobrados, corações unidos ao coração de Deus e muita disposição para cumprirmos nossas metas.
1)      Não inauguramos um tempo novo em nós sem estarmos em comunhão com o Autor de toda a novidade, por isso precisamos dobrar os nossos joelhos e em oração nos colocarmos na presença de Deus e descobrirmos “O que o Senhor espera de mim neste novo ano?”.
2)      A partir daí, somos convidados a acolher e abraçar a Sua vontade que é sempre “boa, perfeita e agradável” (Rm 12,2), deixando para trás o nosso querer, a nossa rebeldia, crendo fielmente que Deus quer o melhor para nós, declarando “Eu quero aquilo que Deus quer para mim!”.
3)      Por fim, temos que sair do nosso comodismo, criar em nós toda a disposição para fazer a parte que nos cabe, pois a ação de Deus perpassa também por nosso esforço humano. Se assim não fizermos, todos os nossos bons propósitos caem por terra e não se concretizam, logo, continuamos vivendo a vida velha, no ano novo.



Iniciar um novo ano no calendário civil é uma ótima oportunidade para traçarmos novas metas, definirmos novos propósitos de vida, esforçar-nos mais à oração, à vivência de uma vida virtuosa, à prática da caridade, à vivência da santidade, que é o desejo de Deus ao nosso respeito (Ef 1,4), enfim, é um tempo propício para pedirmos a Deus um coração novo, rejeitando em nós o coração envelhecido que outrora carregamos no peito.

“Não fiquem lembrando o passado, não pensem nas coisas antigas;  vejam que estou fazendo uma coisa nova: ela está brotando agora, e vocês não percebem?”  Is 43, 18

Abraçamos o novo de Deus em nossas vidas deixando para trás aquilo que não deu certo, que não foi bom. É preciso que desocupemos os nossos ombros, removendo os excessos que carregamos, deixando para trás os fardos do fracasso, das decepções, das tristezas que vivemos e, nos tornarmos assim, capazes de acolher toda a novidade que Deus nos trás, as novas oportunidades, as novas moções para uma vida diferente.
Coloquemos então toda a nossa vida, os nossos bons propósitos diante de Jesus, pois diante d’Ele nada continua da mesma maneira! Acolhamos neste novo ano, o “novo de Deus”´, como uma folha em branco, onde o Divino Autor nos dá essa nova oportunidade de reescrevermos a nossa história, fazendo a diferença no mundo.

Que Deus o abençoe na concretização dos seus sonhos para 2013 e que a Virgem Maria, interceda sempre por você!

Seu irmão,
               Mateus Fernandes

(Disponível também em: www.resgatealfenas.com)

Nenhum comentário: