sábado, 9 de abril de 2011

"As Senhoras das Dores"

        A profecia do justo e piedoso Simeão – “E a ti, uma espada traspassará a tua alma” (Lc 2,35a) continua a se concretizar na vida de tantas “Marias” dos nossos dias, que têm sofrido a dor da perda precoce de seus filhos pela espada da violência, das drogas, das doenças, da falta de fé.
        A imagem de tantas mães chorosas diante dos corpos de suas crianças assassinadas em uma chacina em uma escola do Rio me comoveu e me fez recordar uma cena ocorrida há quase 2000 anos: a Santa Mãe de Deus, a Virgem Maria, diante do corpo de Seu Filho Jesus, também muito jovem e inocente, morto de forma extremamente cruel.

        A história se repete, e o Cristo continua sofrendo e morrendo no rosto de nossos irmãos, muitas vezes por nossas próprias mãos: por nossa falta de solidariedade, por nosso descompromisso com a comunidade e com a dor de quem padece pelo abandono, pelo desprezo. Padece por nosso olhar flagelante de condenação, de julgamento, por nossa mão que raramente se abre para doar ou acolher.
        O Cristo que sofre e morre deixa para trás tantas “Marias”, Senhoras das Dores, provadas no sofrimento e que necessitam hoje de nosso apoio e orações e que gritam mesmo no silêncio, a cada lágrima que rola em seus rostos: “Olhem para o Cristo que sofre”.
        Repensemos nossas atitudes como homens e mulheres de fé diante de Jesus que a cada dia passa pelas estradas de nossas vidas no rosto de nossos irmãos mais necessitados e nos pede compaixão.


        Boa preparação para a Páscoa a todos,
        No Coração de Jesus!
        Mateus Fernandes

2 comentários:

Rodrigo Santiago,scj disse...

Nesta Quaresma somos convidados a unir nosso coração ao coração de tantas mães que sofrem com a perda de seus filhos. Que a exemplo de Maria saibamos sofrer no silêncio santo. Não sendo inerte aos questionamentos de nossa sociedade, mas que saibamos agir com sabedoria.

Parabéns pelo texto irmão!
Abraços e Preces

"Palavras de sabedoria do menino da projeção" rsrsrsrs

Unknown disse...

Amadissimo irmão, que saudades estou de vc! Vc faz mta falta para nós, mas meu coração se alegra tds os dias em ver vc fazendo a vontade de Deus... se o mundo faz Cristo chorar de dor devido as chagas causadas a td momento em seu Santissimo Corpo, vc irmão é o regaço acolhedor para o Seu Sacratissimo Coração.
Muito linda essa sua postagem irmão, assim como todos fiquei extremamente comovida com a crueldade realizada contra as crianças, mas vc me fez por um lado que eu não tinha me atentado, o coração das mães que perderam seus filhos, sofrendo com Maria Santissima diante da cruz no calvário. Que Deus continue abençoando suas palavras, seus atos e, principalmente, sua vocação. Estou sempre em oração por vc irmão! Nunca se esqueça dessa sua irmã que tanto te ama e te admira! E lembra, quero que vc seja o padre que celebre o dia da minha profissão de votos, hein.
Um beijo enoooorme
Amo demais