segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Podas necessárias

                O Natal do Senhor se aproxima, o fim do ano bate à porta - sempre é tempo de avaliar a nossa vida, a nossa caminhada, os nossos relacionamentos – valorizar e louvar a Deus por tudo aquilo que foi bom, mas também buscar mudanças naquilo que não caminhou de maneira produtiva.
                Cultivamos em nossa vida muitas coisas no ano que passou - coisas boas, mas também coisas ruins - plantamos o trigo, mas às vezes semeamos também o joio nos campos de nossa vida. Fomos mais fiéis ao Senhor, buscamos com mais intensidade uma vida de oração, estudos bíblicos, Eucaristias, Confissões, fomos mais fraternos e solidários com nossos irmãos, com nossa comunidade, buscamos ouvir mais? Ou nos deixamos levar pela preguiça, pelo egoísmo, por vícios, por uma afetividade desregrada, rendemos assuntos desnecessários, fomos tomados por sentimentos que não são condizentes com uma vivência cristã?
                Por vezes permitimos que as pragas, as ervas-daninhas impedissem o nosso crescimento, impedissem que nos aproximássemos mais do Senhor, que estivéssemos mais disponíveis ao próximo. Acomodamos-nos em muitas situações durante esse ano, talvez por omissão, por falta de coragem de arrancar o mal enraizado em nós, de romper os vínculos com o pecado e assim fomos tornando-nos frágeis: como plantas que antes viçosas, vão se enfraquecendo, secando, tornando-se debilitadas à medida que são tomadas pelo mal.
                Já nos ensina a sabedoria daqueles que trabalham no campo que, para uma planta que está enfraquecida, raquítica e que não produz bons frutos cresça forte novamente é necessário podá-la! Conosco acontece da mesma forma! Precisamos ser podados para não crescermos deformados, ou então morrermos.
                Comece tirando da sua vida tudo aquilo que lhe faz mal, tenha coragem de remover os seus excessos, os fardos que lhe pesam e dificultam a caminhada. São podas muitas vezes doídas de se fazer, mas que no fim das contas percebem-se necessárias. Quem não é podado vive cheio de deformidades interiores e não faz progresso na vida espiritual.
                Cada corte que fazemos em nossa vida é um não ao nosso egoísmo, aos nossos melindres, e ao mesmo tempo é uma porta aberta ao Espírito Santo que vem para renovar o nosso viver!
                O que você tem cultivado no seu dia-a-dia? Como está a sua intimidade com Deus, com seus irmãos?  Em que ou a quem você tem se apegado? Experimente analisar sua vida à luz do Evangelho e comece arrancando o mal pela raiz, ou podando os excessos em você!
                Esforce-se! Saiba que contamos com a graça divina e temos aí uma grande força para cultivar em nossos corações aquilo que é bom!
                Deus o abençoe neste teu esforço por ser melhor! Também estou neste processo de podas necessárias! Conte com minhas orações!               
                Seu irmão,
                Mateus Fernandes

Nenhum comentário: